sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como recuperar arquivos apagados ou depois de formatar

Já vi muita gente reclamando da sorte quando acidentalmente exclui aquele arquivo que não podia ser perdido, ou formata o Disco Rígido e depois se lembra de algo importante que foi pra vala sem Backup. Se você é uma dessas pessoas, deve saber a dor de cabeça que é. Empresas cobram olho da cara para recuperar seus arquivos, e programas que fazem o serviço, que não é 100% mas já dá pra alguma coisa, oferecem versões gratúitas que fazem quase tudo exceto deixar que você recupere seus arquivos e custam os olhos da cara para registrar e ter o programa completo com todas as funcionalidades esperada.

Para arquivos deletados, o processo é mais simples. O programa Free Undelete além de ser, como o nome diz, gratuito, ainda é um dos mais potentes da categoria. Aviso da empresa desenvolvedora é que a cópia gratuita é apenas para uso pessoal. O programa é em inglês. Se quiserem um tutorial de como usá-lo, peçam nos comentários.

Para HDs formatados, o processo é mais caro e complicado. o GetDataBack é a solução mais eficiente, mas custa míseros 79 dolares para a versão completa que permite recuperar os arquivos. a versão grátis apenas permitirá que você identifique quais arquivos são recuperáveis e quais estão perdidos para sempre. Existem downloads na internet de versões do programa com keygen, um gerador de registro que permitirá piratear o programa para que ele funcione como um pago, mas eu FORTEMENTE RECOMENDO NÃO USÁ-LOS. Primeiro porque pirataria é crime, segundo porque algumas destas versões podem vir com programas mal intencionados (adwares ou spywares) ou vírus. Mas se você acredita que vale a pena os riscos...

Agora algo realmente IMPORTANTE!
Independente do que você está tentando (des)fazer e do programa que você está usando, siga este conselho: Nunca instale o programa de recuperação no driver onde os arquivos perdidos estão, nem salve os arquivos restaurados no mesmo HD de onde foram tirados. Isso porque o arquivo pode ser recuperado enquanto não houver nada escrito por cima dele. Quanto mais coisa você colocar no HD a ser recuperado, mais difícil será recuperar uma informação específica. Como exemplo, se você for recuperar alguma coisa no seu drive C:, não instale o programa nele. tente instalar num Pen Drive ou num outro Drive. Do mesmo modo, para recuperar algo de um pen drive, não mande que os arquivos restaurados sejam escritos no mesmo pois enquanto o programa escreve, ele pode estar escrevendo por cima de alguma coisa que você ainda quer restaurar (como em alguns casos o próprio arquivo que você está restaurando).
Dito isto, desejo sinceramente boa sorte em restaurar suas informações importantes mandadas para o Void por acidente.

Qualquer dúvida, só mandar um comentário.

Um comentário:

Unknown disse...

Opa! Visitando dando uma olhada!
Achei muito interessante teu blog.
Mais acho que essas dicas algumas estão ótimas!

GOSTEI MUITO! O que me ajudou bastante foi do negócio da impressora do código .bat, estou iniciando programação. Ainda estou na LÓGICA, tá complicado mais todo dia eu pego 1h pra da uma lida, devagar vou aprendendo.

Obrgado por aquela dica!
O me add no msn: gustavo_mgc@hotmail.com

Agradecido.