segunda-feira, 16 de junho de 2008

Instalando e rodando Lua

Lua é uma linguagem de programação criada no brasil pela PUC-Rio. Ela é leve porém poderosa, possui vários recursos como arrays alocadas dinamicamente, listas encadeadas préimplementadas e outras cisas com nomes complicados que para leitores convencionais não quer dizer muita coisa mais impressiona quando conversando com completos leigos. Lua já vem sendo usada em vários tipos diferentes de implementações e jogos famosos como o famigerado Ragnarok Online, só procurar que você vai encontrar arquivos do tipo .lua dentro dele. Geralmente é usada para fazer complementos para os jogos, mas pode-se fazer um jogo completo com ele, já que ele se adapta a bibliotecas gráficas (outro termo para usar em conversas com amigos) como o SDL (que também será ensinada neste blog num futuro não muito distante).

Mas já falei de mais e não fizemos nada! Vamos começar com os devidos downloads e depois com a instalação e com o famigerado "Olá Mundo!". E se você é um daqueles que não gosta de fazer "Olá Mundo!"s, leia AQUI o porque de fazer um, ou apenas se contente com o fato de que serve para ver se tudo está funcionando do jeito que deveria.

Para instalar no LINUX, o link direto do site oficial http://www.lua.org fará o serviço. Para facilitar ainda mais, clique AQUI para baixar a versão 5.1.3. Após baixar, leio o readme e o install com informações de como instalar. Se você usa linux deve saber como fazer isto melhor do que eu.

Se você, como eu, vive entre computadores com Windows intalado, vai achar este link mais interessante. Clique AQUI e baixe a versão 5.0.1a5. Como eu só fiz a instalação no windows, vou colocá-la apenas ela aqui.
Baixe o arquivo do link. Quando terminar, clique duas vezes no arquivo executado.

A janela acima aparecerá. Ela pergunta se você quer instalar o Lua, então escolha 'Sim'.

Uma janela nova aparecerá informando que o programa será instalado. Clique em 'Next' para continuar.

Aparecerá as licenças de uso. Se você concordar (e se quiser usar, concordará), marque a opção 'I accept the agreement' e depois em 'Next'.

Agora você terá que escolher onde o programa será instalado. De preferência escolha instalar em C:\luacheia, já que aqui a maioria dos exemplos estarão dentro dele, mas se você se garante, coloque na pasta que você quiser. Eu, pessoalmente, deixei o Lua instalado num pen drive para poder "estudar" onde bem entender. Após escolher o local, clique em 'Next'.

Aqui apenas clique em 'Next' para criar um link no menu "Iniciar".
Deixe a caixinha marcada para criar um link para a área de trabalho. Se não quiser, desmarque. Depois clique em 'Next'.

Por último, clique em 'Install' para realmente instalar o Lua. Pode levar alguns instantes para terminar e até parecer que travou, mas é perfeitamente normal.

A instalação foi concluida. só clicar no botão e luacheia abrirá para você uma primeira vez!

Agora que você já tem o Lua instalado, está na hora de testá-lo! Se você deichou a caixa 'launch' antes de terminar a instalação, deve ter aparecido uma janela com coisas escritas. Isto é bom! diz que o programa funciona! Pode fechar a janela clicando no X superior.
Uma vantagem do Luacheia é que, depois de instalado, você pode mover ou copiar a pasta para onde quiser! É claro que os atalhos não funcionarão mais, porém logo eles não serão mais necessários.
Agora começa nosso "Olá Mundo!" para Lua! Abra um editor de textos qualquer como o Bloco de notas, ou algo mais legal como Notepad++ (baixe o .Installer.exe. Quando for usá-lo, escolha em 'Linguagens' Lua).
Agora vamos digitar alguns códigos!

print ("Ola Mundo!");

É. Só isto. nada mais do que isto! Salve este arquivo com o nome que você quiser, sem nenhum espaço nem acentos. De preferência, coloque-o na pasta onde você instalou Lua porque fica bem mais fácil para executá-lo.
Agora clique no botão iniciar e depois em executar. Digite 'cmd' e depois no botão 'Ok'.
O que aparece na tela é uma janela de console, não muito amistosa, porém funcional. Vou deixar para ensiná-los como configurá-la outra hora, agora apenas digite 'cd\' e clique 'Enter' para ir à raiz do drive C.

Agora digite 'cd luacheia' e clique 'Enter' se você instalou na pasta recomendada, ou digite 'cd/pasta1/pasta2/luacheia' e clique 'Enter' para abrir a pasta desejada.


Agora digite 'luacheia olamundo.lua' ou troque olamundo.lua pelo nome do seu arquivo, e ele será executado.

Se você fez tudo certo, seu programa rodou! O que ele fez? Escreveu a frase 'Ola Mundo!' na tela em uma linha. Grande porcaria, você deve estar pensando. Mas agora você sabe como fazer para rodar um programa em Lua! Existe outra maneira para rodar programa Lua, mas envolve criar um arquivo .bat para isto e eu não vou ensinar isto agora, ainda mais porque preciso explicar o que foi feito neste singelo programa.

Primeiro, no Lua não é preciso dizer onde o programa começa ou termina. Encarando algumas linguagens mais robustas, você verá que isto é uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem, mas a minha filosofia diz que quanto menos se escreve, menos se erra, então pra mim é bom não ter que se preocupar com isto e ir direto ao que interessa.
A função print( ) é a responsável por "imprimir" uma mensagem na tela. O que vem dentro dos parenteses é a informação a ser impressa que, neste caso, por se tratar de um texto literal, ou seja, que a gente quer que apareça do jeito que está escrito, vem entre aspas. Se você quiser tentar, pode colocar algum número no lugar de Ola Mundo! sem as aspas que ele também exibirá na tela.
Agora o mais importante! Perceba que tem um ';' no final da linha. Ele diz que o comando daquela linha acabou! normalmente, no final de cada linha de programação haverá um ';' com raras excessões. Até programadores mais experientes esquecem vez ou outra dele, então não se sinta tão idiota se você também esquecer.
Como experimento, tente colocar varios comandos print() no olamundo.lua, como no exemplo:

print("Este e um programa teste.");
print("Estou fazendo varias linhas!");
print("Ate o momento tenho...");
print(4);
print("linhas!");


Se tudo der certo, executando este programa você terá algo mais ou menos assim:


Ufa! Acho que já deu, né? Volto a falar mais de Lua em outro tópico.

Nenhum comentário: