segunda-feira, 16 de junho de 2008

Olá mundo!

Algo muito importante para se começar a programar é fazer um programa conhecido como 'Olá Mundo!', ou 'Hello World!'. Se você ocupar algum tempo procurando na internet, verá que existem muitos modelos de Olá Mundo! espalhados por aí, nas mais diferentes linguagens. Este tipo de programa ele funciona no aprendizado para gerar uma resposta na tela visível ao aluno. Basicamente o que qualquer programa Olá Mundo! faz é escrever na tela a frase 'Olá Mundo!', e por mais que pareça trivial neste exato momento, quando alguém que nunca viu uma determinada linguagem de programação antes (ou qualquer uma, em casos mais extremos, e que encabeçam meu público alvo) isto serve principalmente para saber se o sistema está rodando do jeito que deveria após ser instalado, além de fornecer conceitos básicos. Aqui eu farei um algoritmo, ou um código que não roda em sistema nenhum, porém serve para exemplificar como funcionará um Olá Mundo! em praticamente qualquer linguagem. Todas as linguagens abordadas neste blog virão acompanhadas de um tutorial dizendo como instalá-las e colocá-las para funcionar, assim como um Olá Mundo! delas. Eu recomendo que sempre que for usar uma nova linguagem, gaste um tempo fazendo um Olá Mundo! assim como em aulas de idiomas começamos sempre aprendendo a dizer "Meu nome é ... .". Não parecerá muito emocionante, mas é didático!

O conceito inicial envolvendo o Olá Mundo! é criar um programa que rode uma função. Se você é novo em programação, vai querer continuar lendo este parágrafo, senão, pode pular pro próximo. Tá avisado. Uma função é um trecho enorme de código que faz alguma coisa. Normalmente funções são criadas de tal modo que possam ser chamadas diversas vezes dentro de um programa ou mesmo de uma função maior. Aqui vamos pegar como exemplo a função ESCREVER (note que sempre que eu estiver falando em função algorítmica, as palavras virão em caixa alta (maiúsculas) para melhor identificá-las. Ainda falarei de "identação" e de porque ela é importante) já que a nossa intenção é fazer o programa escrever na tela uma mensagem Olá Mundo! Atrás deste nome amistoso ESCREVER, existe uma série de códigos complicados envolvendo acesso a memória e ao buffer de video que ninguém está realmente interessado em saber, então para evitar toda esta chamada de comandos místicos para apenas escrever uma mensagem na tela, usaremos a função que algum santo já digitou pensando em meros mortais que nem entendem direito o que é um buffer (quem falar que é uma almoço chique, vai levar um teclado na testa! Isso é Buffet!). No caso da nossa linguagem de programação fictícia (ou como muitos gostam de chamar pra ficar com um nome bonitino, linguagem algorítmica), esta função que escreve coisas na tela tem o nome ESCREVER, fácil de lembrar e prático. Na maioria das vezes, funções tem nomes relacionados a sua função, como por exemplo printf() na linguagem C que faz basicamente o mesmo que ESCREVER. Agora, esperando que o conceito de função já está bem explicado, vamos para o complicado, programas. Programas são conjuntos de funções e linhas de código que realizam uma determinada operação para alcançar um objetivo, ou em português claro, faz a bagaça funcionar. No caso do nosso Olá Mundo! o programa inicia, exibe na tela uma saudação e termina sem fazer mais nada. Chato? É, com certeza. Mas se você fizer isto uma vez, estará abrindo uma porta para que logo você esteja fazendo o que quiser, inclusive um jogo completo saído do nada existencial!

Agora que temos a turma inteira de novo junta, podemos seguir para o Olá Mundo! Isso supondo que pessoas com algum conhecimento de programação ainda estejam lendo até aqui... Um programa na nossa linguagem algorítmica ficaria assim:

INÍCIO //inicia um programa
ESCREVER "Olá Mundo!"
FIM //finaliza o programa

O que este programa faz? Ele começa com uma declaração dizendo que o programa começa ali (aqui isto é trivial, mas em algumas linguagens você perceberá que existe uma série de questões a serem declarados, programados e voodoozados logo no início. Não se preocupe, você não terá que ver isto tão cedo, mas verá (espaço para risada mléfica)).
Tudo o que vem depois de // em uma linha é considerado como comentário. Comentários são trechos especiais na programação. Ele existe, está escrito, mas não faz absolutamente nada. Em geral Comentários são usados pelo programador para explicar o que um pedaço do código faz, mas se você quiser pode colocar uma receita de bolo. Todas as linguagens de programação tem um simbolo especial que inicia uma linha de comentário (ou até um bloco). O mais importante é assim que pegar uma nova linguagem pra programar, descobrir como fazer comentários, principalmente para conseguir identificá-los nos programas feitos por outros.
Na linha seguinte vem a nossa função ESCREVER que faz o que ela indica, escreve um texto na tela. Como ela faz isto não é de maneira nenhuma importante, ainda masi porque estamos lidando com um pseudo código, então ele funciona do jeito exato que você quiser. Os mais simplórios imaginarão uma linha de texto na tela escrito "Olá Mundo!", se você é uma pessoa mais especial, ESCREVER pode fazer o texto piscar na tela em três cores aleatórias enquanto as letras pulam na tela e explodem em fogos de artifício, a sua imaginação é o limite!
A última linha termina o programa. Diz ao computador que além daquilo não existe mais nada, que o programa pode ser finalizado. Em geral o final é colocado na última linha, mas é possivel rechear com Comentários para maiores esclarecimentos.
E assim terminamos nossa primeira aula de programação! Se você conseguiu entender tudo até agora, você provavelmente tem jeito pra programação, senão, mande sua dúvida.

Nenhum comentário: